top of page

Olhe para a respiração do seu filho!!

  • Foto do escritor: Doing 4 You
    Doing 4 You
  • 19 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de set.


ree


Você já observou a forma como seu filho respira?A respiração correta é um dos principais fatores para o crescimento e desenvolvimento facial harmonioso. Na prática, estamos falando de ossos que crescem bem para ter espaço para todos os dentes por exemplo.


Muitos pais ficam surpresos ao saber que a respiração está diretamente relacionada ao crescimento e desenvolvimento da face. Costumo dizer que respirar e mastigar corretamente é o primeiro aparelho ortodôntico/ortopédico da vida de uma criança.

Mas o que é respirar corretamente? É puxar e soltar o ar pelo nariz, com a boca fechada, lábios se tocando sem esforço, de forma tranquila.


E a mastigação o que seria correto? Na dentição de leite ou na dentição mista (que é quando a criança começa as trocas dentárias), há uma mudança nos movimentos mastigatórios; mas de uma forma em geral a consistência da dieta é muito importante. O seu filho precisa diariamente mastigar alimentos duros e fibrosos que vão estimular o crescimento das arcadas dentárias e assim proporcionar o melhor espaço possível para o posicionamento dos dentes.


Atualmente temos muito mais problemas respiratórios, principalmente alérgicos, e a alimentação cada vez mais industrializada tem a consistência mais mole: tudo isso contribui para que as crianças respirem pela boca, e mastigam alimentos mais macios.


Assim temos com mais frequência boquinhas sem espaço para todos os dentes.

Se o seu filho tem ao redor de 6 anos e ainda não fez avaliação ortodôntica, ficarei feliz em receber o seu filho(a) para essa consulta tão importante! É a idade ideal para iniciar tratamentos ortodônticos e ortopédicos, pois o crescimento da face ainda pode ser corrigido quando há desvios, e ao mesmo tempo vários problemas podem ser evitados através de tratamentos precoces, pois nessa idade são bastante confortáveis ja que usam aparelhos removíveis.


A gente conversa mais no próximo texto!!

 
 
bottom of page